BLYTHE!







Toda esta loucura em torno da bonequinha zoiuda começou em 2000, com a produtora Gina Garan. Ela lançou o livro This is Blythe , um ensaio fotográfico das bonecas em poses super charmosas e assustadoramente reais.






Notem que ser meio assustadora é o charme desta boneca, cuja característica marcante é ter aqueles olhos enormes que mudam de cor e um cabeção. O livro virou um sucesso e agora a Blythe é moda mundial! No Flickr já tem uma monte de fotos maravilhosas de garotas que fotografam suas Blythes customizadas. Aqui a moda vem chegando aos poucos, via lojas de toy art e ebay.






Pra quem se interessou na zoiuda e tá com e preguiça de googlar aqui está um mini-guia com informaçõs úteis para o fantástico mundo de Blythe:




* Ela “nasceu” nos EUA, nos anos 70 (daí o look retrô), feita pela empresa Kenner mas foi um fracasso de vendas, considerada esquisita e muita avançada para a sua época. Foram feitas poucas unidades e em um ano saiu de catálogo. Resultado, as Blythes vintage da Kenner valem ouro hoje em dia – com roupas da época e bem conservadas chegam a custar R$ 2.000,00 ! E sempre tem gente que prefere comprar detonada mesmo e mandar arrumar.



* A empresa japonesa Takara, de olho no mercado kidult, relançou a Blythe em meados dos anos 200o, com o nome de Neo Blythe. Manteve-se fiel a quase todas as características originais e ainda lançou muitos modelos novos, cada um com corte de cabelo, tom de pele e roupas diferentes. E a cada ano que passa novas Blythe são lançada para delírio das colecionadoras- veja os modelos disponíveis e fotos aqui. Lançaram também a Petit Blythe, a versão mini-me da Blythe grandona.





* Outra empresa americana, a Ashton Drake, também relançou a Blythe, mas com reproduções das roupas originais dos anos 70, veja a foto de uma delas acima...



* Existe um mercado paralelo enorme de acessórios de Blythe. São roupas, sapatos, aplique de cabelo, livros ensinando a fazer as roupas e muito mais. Estão à venda em lojas especializadas como a Amimono Pop que tem um monte de roupinhas de crochê exclusivas !



* É possivel customizar também próprias bonecas, mudando a cor de cabelo, o tom da pele, cílios e até a íris ! Sites e livros japoneses já têm tutoriais bem explicados sobre como fazer as “cirurgias”.




* Existe mais de 40 modelos de Blythe à venda no mercado. 

Veja todos os modelos das Blythes Takara aqui em ordem de lançamento: http://uk.geocities.com/magicknightrhiannon/blythe-doll-releases-pics.html

Site Oficial: http://www.thisisblythe.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SILVINHA PALIVANAS

!